Home  »  BLOG  »  Campanha #FicaVidaReal
Campanha #FicaVidaReal
14 jun, 2017

Criado em 2005 para resgatar a dignidade de meninos e meninas, entre 12 e 17 anos, inseridos na realidade do tráfico de drogas e da criminalidade, o INSTITUTO VIDA REAL está ameaçado de fechar suas portas em 2017.

A instituição com sede na comunidade Nova Holanda, Complexo da Maré, realizou ao longo de doze anos atividades de reforço escolar, oficinas de música, grafite, design gráfico, serigrafia, fotografia – entre outras – e já atendeu mais de 3.200 jovens. Agora, sofre com a crise do estado e pede ajuda.

A ideia de abrir uma campanha de crowdfunding partiu do Move Rio, ONG mantenedora e apoiadora do Instituto, que viu na ferramenta (uma forma de vaquinha virtual) a possibilidade de arrecadar fundos para dar continuidade às atividades do Vida Real.

“Desenhamos a campanha #FicaVidaReal e angariamos parceiros para fazermos o vídeo de chamada à contribuição, nosso objetivo é arrecadar R$60.000,00 no prazo de 90 dias” diz Maria Uchoa, gestora do Move Rio.

A campanha acaba de ser lançada no site Benfeitoria benfeitoria.com/ficavidareal . Como prática comum nas plataformas virtuais de financiamento coletivo, a campanha do Instituto Vida Real é tudo ou nada, ou seja, só recebe a verba doada se o total pedido for arrecado.

Para Sebastião Araújo, o Tião, fundador e presidente do Instituto, a aposta nesse recurso é a última saída encontrada em meio à crise. “Já tentamos de tudo, desde doações dentro e fora da comunidade, parcelamento de dívidas e redução de alunos, poderíamos estar fazendo uma diferença muito maior na vida de muita gente”, diz ele.

No atual cenário de crise que o país enfrenta, o Instituto Vida Real precisa dessa ajuda para continuar a existir.

Sobre o Instituto Vida Real

O Instituto Vida Real foi criado em 2005, fruto de um sonho de Sebastião Araújo, morador da comunidade da Maré. Com o objetivo de resgatar a dignidade de meninos e meninas, entre 12 e 17 anos, inseridos na realidade do tráfico de drogas e da criminalidade, o Vida Real procura despertar a auto-estima dos jovens, oferecendo-lhes uma nova perspectiva pessoal e profissional.

O Instituto desenvolve diversas atividade – não meramente recreativas – como reforço escolar em matemática, português e literatura; aulas inglês e de preparação para cursos técnicos; computação gráfica; serigrafia; pintura em tecido; grafite e música, além de fornecer atendimento psicológico aos alunos e as suas famílias. Localizado na Comunidade Nova Holanda, do Complexo da Maré, o Vida Real já contou com 200 jovens inscritos e é referência local.