Home  »  BLOG  »  Informativo Bimestral Move Rio – nº XIV – Abril 2012
Informativo Bimestral Move Rio – nº XIV – Abril 2012
8 mai, 2012

Prezados amigos e parceiros,

Relatamos a vocês os acontecimentos nos projetos apoiados pelo Move Rio durante o bimestre de março e abril de 2012.

Espaço Educacional Cantinho Feliz:

No dia 3 de abril, para comemorar a Páscoa, as professoras do Cantinho Feliz esconderam ovos pelo jardim da pré-escola para que as crianças fossem a caça. Um dia de diversão com direito a muito chocolate!

As turmas do Maternal II, Jardim I e Jardim II participaram da exposição da Tarsila do Amaral no CCBB no dia 12 de abril. O projeto pedagógico da creche deste semestre será sobre os grandes pintores brasileiros do século passado. A pintora Tarsila foi a primeira artista a ser trabalhada. Os próximos serão Di Cavalcante e Portinari. Agradecemos ao Instituto da Criança por ter cedido o ônibus para o transporte das crianças.

               

Instituto Vida Real:

No mês de março o Move Rio realizou doações de material para o curso de serigrafia do Instituto Vida Real.  O material foi comprado com parte da verba arrecada no Leilão do Move Rio, em novembro de 2011, e será fundamental para capacitar os 112 jovens que participam das aulas.

Rio Eu Amo Eu Cuido

Parabéns para o Rio: No dia 1º de março, aniversário de 447 anos do Rio de Janeiro, cariocas – de nascimento e de coração – foram convidados a escrever mensagens para a cidade. Um cartão gigante foi colocado no Largo da Carioca, onde as pessoas tiveram a oportunidade de deixar seus recados.

                 

Ídolos Cariocas em Realengo: O movimento Rio Eu Amo Eu Cuido em parceria com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), GloboRio e Seconserva levaram o vôlei de praia, tipicamente praticado nas areias cariocas, para uma comunidade que carecia de um a área de lazer. Contando com a ajuda de voluntários – adultos, jovens e crianças da própria comunidade de Vila Jurema – a quadra foi construída em um terreno baldio e inaugurada no dia 13 de abril com a presença dos atletas Emanuel e Alison, Harley e Evandro, Talita e Maria Elisa, Taiana e Vivian, campeões no esporte. Dia de muito vôlei e sorriso no rosto da criançada!

              

Mutirão de Limpeza Morro São Carlos: Com o objetivo de despertar a consciência dos cariocas sobre a importância de adotar bons hábitos para manter as ruas e lugares públicos limpos, o projeto RIO+LIMPO, promoveu um mutirão de limpeza na comunidade de São Carlos, no Estácio.  O dia foi de sol, muito calor e de remoção de 82 toneladas de lixo! A ação foi uma iniciativa do RJTV com apoio da Globo Rio, Prefeitura, CUFA, Rio Eu Amo Eu Cuido e Fuzileiros Navais e contou com a ajuda de mais de 400 voluntários de dentro e fora da comunidade.

Assita ao filme aqui!

Beleza que Educa: Na manhã de 15 de abril 22 canteiros da Av. Ataulfo de Paiva ganharam “roupa nova”. A ação contou com a participação de mais de 400 voluntários  - em sua maioria moradores do bairro e crianças – que plantaram 5.000 mudas, auxiliados por monitores de uma empresa especializada em jardinagem. O nome da ação “Beleza que Educa” condiz com a ideia de que quando o ambiente está bem cuidado, o cidadão passa a ter um comportamento mais civilizado.

                   

A verba utilizada para a realização do “Beleza que Educa” foi obtida com o projeto “Vista essa causa”, quando 36 marcas desenvolveram peças especiais para o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido para serem vendidas nas lojas de dezembro de 2011 a março de 2012.

Clique aqui e veja o filme da ação!

Ciclo de Palestras Move Rio

 “Por uma Política sobre drogas mais Humana e Eficiente” foi o tema do encontro promovido pelo Move Rio, no dia 11 de abril, com Ilona Szabo, coordenadora do Secretariado da Comissão Global de Políticas sobre Drogas e diretora do Instituto Igarapé. Para complementar sua palestra, Ilona convidou Pedro Abramovay e a Luciana Boiteaux para falar sobre o tema relacionado com a realidade do Brasil. Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto que apesar de ser de extrema importância, ainda é tabu e muito pouco abordado.

             

Se você deseja conhecer os projetos apoiados pelo Move Rio, escreva para contato@moverio.org.

Até breve,

Move Rio