Home  »  BLOG  »  Espaço Educacional Cantinho Feliz
Espaço Educacional Cantinho Feliz
13 jul, 2009

Prezados amigos e parceiros,

Alguns de vocês já conhecem o Move Rio: somos uma associação composta por profissionais de diferentes áreas, interessada em promover transformações sociais na cidade do Rio de Janeiro. Move Rio não possui fins lucrativos nem viés político e não se propõe a criar mais um projeto de assistência, mas a auxiliar projetos sociais pré-existentes que necessitem de suporte.

É nesse contexto que o Move Rio apresenta a vocês mais um programa que está auxiliando: o Espaço Educacional Cantinho Feliz, um programa que atende crianças e suas famílias nas comunidades de baixa renda do bairro de Santa Teresa e caracterizada por diversas experiências de desigualdades e conflitos familiares.

A proposta pedagógica do Espaço Educacional Cantinho Feliz é baseada na teoria sócioconstrutivista, e coordenada em parceria com o Instituto Superior de Educação Pró-Saber. Sua metodologia social se propõe ao atendimento de crianças de 2 a 6 anos e de sua família, utilizando a educação como mecanismo de transformação social e entendendo que a família é a primeira referência educativa da criança. É importante resgatá-la e fortalecê-la em sua função educativa. São oferecidas, portanto, atividades de promoção e inclusão social das famílias através de projetos de educação, saúde, cidadania e geração de renda.

O Espaço Educacional Cantinho Feliz possui na Escola Estadual Monteiro de Carvalho um espaço físico significativo cedido, em 2009, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Em contrapartida, no entanto, o Espaço Educacional Cantinho Feliz se comprometeu a abrir duas novas turmas, cada uma com 20 alunos. Pretende-se, também, chegar até a alfabetização, concluindo, assim, o primeiro ciclo da educação infantil. Com isso, o Espaço Educacional Cantinho Feliz passará de 80 a 120 alunos. No entanto, este compromisso só será alcançado com o suporte de novos parceiros, razão pela qual convidamos vocês a participar deste projeto.

Sua ajuda poderá ser financeira e/ou por meio de trabalho voluntário. Caso tenha interesse em participar desta importante iniciativa, ou em receber maiores detalhes sobre o projeto de expansão das turmas do Espaço Educacional Cantinho Feliz, pedimos que enviem seus dados de contato (nome completo, telefone e e-mail) para o endereço eletrônico contato@moverio.org. Retornaremos seu e-mail logo em seguida. Interessados podem acessar diretamente do site do Move Rio uma apresentação institucional do Espaço Educacional Cantinho Feliz, assim como o orçamento de suas novas turmas.

Parceiros deste projeto receberão do Move Rio e do Espaço Educacional Cantinho Feliz relatórios periódicos dos resultados obtidos, com prestação de contas indicando como os recursos levantados estão sendo empregados no desenvolvimento do projeto.

Espaço Educacional Cantinho Feliz estará sempre de portas-abertas para receber seus parceiros ou quaisquer interessados em conhecer suas instalações.

Muito obrigado,

Move Rio